Tendências na Arquitetura 2020 – 2021
A sociedade está sempre em movimento, em constante mudança.
Tendências na Arquitetura. Design, tendências e formas. A sustentabilidade, o estilo monocromático, formatos orgânicos, a Madeira e perfis lineares em LED. É quase uma necessidade intrínseca a de se manter atualizado com o que acontece no mundo, seja na tecnologia, na criatividade ou em soluções.
Estipular tendências é uma constante. Vemos isso na moda, na tecnologia, na arte e também na arquitetura.
E, pensando nisso, apresento algumas tendências deste ano e que, sem dúvidas, permanecerão a longo prazo:
1. Sustentabilidade
Além das soluções tecnológicas para minimizar o consumo de energia – que já se sabe há alguns anos – e materiais reciclados para uso na arquitetura, o ano de 2020 está sendo marcado pela criatividade e pelos materiais puros.
Revestimentos foram criados com base na arquitetura vernacular, produzido de forma artesanal com terra crua (adobe), palhas e fibras naturais, pedras, entre outros.
A vegetação está sendo trazida cada vez mais para o interior da arquitetura sendo a partir de aberturas e vidros para que a natureza pareça estar dentro do ambiente; ou painéis verdes vivos, árvores e muitos, muitos vasos com plantas.
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

2. monocromático
Espaços monocromáticos, em tons neutros ou vivos. A singularidade desse tipo de ambiente, além de moderno, ditará toda a decoração do cômodo.

3. Formatos Orgânicos
Seja em peças decorativas, luminárias, mobiliários, as formas orgânicas (formas presentes na natureza) são curvas e trazem beleza e leveza ao projeto.

4. madeira
Painéis, mobiliários, madeiras lisas ou ripadas, no teto, no lavabo, no quarto ou até em fachadas.
Aonde a imaginação permitir.

5. Perfis Lineares em LED
Os perfis lineares ultra finos em LED estão em evidência.
Super versáteis, podem ser embutidos ou de sobrepor.
Podem ser colocados nos forros, nas paredes, nos mobiliários. E ainda, usando a criatividade, podemos montar formas com os perfis.

6. O bonito e confortável
Aquela história de comprar tudo novo está se tornando relativo. Aquela poltrona ou mesa da casa da Vovó, cheio de história, cheio de amor, está se tornando foco.
A busca por um estilo de vida mais leve e o bem-estar está na moda.
A busca pelo confortável, pela história de família, a não preocupação com a perfeição, que acaba ficando lindo e perfeito do mesmo jeito.
As regras de decoração não existem mais. O ambiente que te faz feliz, confortável e que mostra a essência dos que o habitam é o que vale.

Por Carina Camargo
