
Rafael Brusamolin é Co-Fundador e Chief Creative Officer da Peppers / People Branding Design, desde 2011, com experiência de mais de 16 anos na área de comunicação, é designer especialista em design de identidades visuais e branding utilizando o design como ferramenta de inovação, conexão e geração de valor para marcas através da criação de experiências para o cliente. Tem projetos desenvolvidos para o Governo do Estado do Paraná, Moncloa Tea Boutique, Oven Pizza Customizada, Rumo Logística, Heineken, Tigre, Docol, Sicredi, Emater, Grupo o Boticário, Universidade Positivo, Supermercados Jacomar, dentro outros.
Artigo
Design não é tendência.
Vero! E digo isto com propriedade se estivermos falando de design de marcas, estratégias e gestão (branding).
Trabalho com isto há pelo menos a 17 anos, sendo 10 destes dedicados ao branding como CCO e Co-founder da Peppers Branding & Design. Lá somos focados em gestão de marcas (branding), criação de posicionamento para empresas, consultoria, diagnósticos de DNA, essência de marca, promessa, alinhamento de comunicação, enfim. E pasmem, nada é e nem pode ser baseado em tendência.
Nunca esqueço uma frase que li, e acabo usando nas minhas palestras de design nas faculdades, eventos e dentro do escritório.
Design não pode nunca ser baseado em tendência, design não é moda. Se construirmos marcas baseados em tendências ou modismos estamos nos enganando. Tendências assim como moda passam e tudo acaba.
Quando pensamos em comunicação e falamos aqui sobre as marcas, o assunto é muito sério. Não sei se todo mundo entende o poder transformador do design e da comunicação dentro das empresas, ele cria vínculos duradouros com clientes, fideliza, encanta, ajuda a compartilhar uma visão de mundo, gera identificação e faz, com toda a certeza, a sua empresa se tornar uma marca de sucesso.
A importância do branding na gestão de crise
Mesmo longe, inovação e empatia são atitudes indispensáveis para não perder a conexão com o consumidor, e a correta gestão do branding, agora pode te ajudar muito.
Em tempos de crise, você já parou pra pensar em como sua marca pode se comunicar, vender, gerar valor e fortalecer conexões com os clientes?
Pois é, dado o atual momento de quarentena e distanciamento social, esta conexão é mais importante do que nunca.
Neste cenário, tem duas coisas que serão decisivas para as marcas continuarem atendendo a seus clientes, mesmo que de uma forma diferente: inovação e empatia.