L-MKT

Partindo dos conceitos de Marketing Promocional utilizados dos anos 90, o Live Marketing (L-MKT) é hoje uma importante e dinâmica área do marketing que envolve ações, produção de eventos e campanhas realizadas “ao vivo”. O objetivo é proporcionar experiências e diálogos entre consumidores, marcas, produtos ou serviços promovendo engajamento entre eles, e por se tratar de algo “ao vivo”, significa que não tem cortes ou edições. É necessário que o planejamento e a execução do L-MKT sejam muito bem feitos para que o resultado seja uma experiência inesquecível para os consumidores.

Fluxo do JOB :: Live Marketing

Cada agência de L-MKT possui uma metodologia e estilo de trabalho, porém o fluxo do nosso job normalmente se inicia com um briefing das necessidades e intenções do cliente, depois ocorre o processo de planejamento e criação das ações e conceitos da proposta, para posterior elaboração dos custos. Na fase seguinte, ocorre a apresentação da proposta para cliente e a realização de reuniões para ajustes e adaptações até que o job seja finalmente aprovado e executado. Mas não para por aí! Depois da execução das ações “ao vivo”, é preciso consolidar a planilha financeira e elaborar os relatórios. O projeto de um evento com um dia de duração pode levar seis meses ou mais de planejamento.

Cronograma e Prazos

Costumamos brincar que 90% do cronograma de um job é de planejamento. Os 10% restantes são utilizados para orçar, criar materiais de comunicação e fazer o fechamento do projeto. Obviamente, depois de orçado, muitas vezes descobrimos que o projeto ficou 3 vezes maior que o valor do budget da empresa. Aí inicia aquela ginástica de rever ideias, negociar com fornecedores e se adaptar as ações. Esse processo todo costuma finalizar na madrugada que antecede a apresentação da versão final da proposta para o cliente.

Profissionais

Dentro de uma agência de L-MKT, encontramos os mais variados tipos de profissionais. Diferente de um escritório de advocacia, onde encontramos quase que exclusivamente advogados, numa agência encontramos profissionais de marketing, publicidade e propaganda, administração, gastronomia, turismo e também arquitetura. Essa mistura de diferentes saberes, habilidades e culturas faz com que o processo criativo flua de forma orgânica, sem muitas regras, sempre na busca incansável de promover e realizar a produção de eventos e experiências incríveis “ao vivo” para os consumidores.

Fornecedores

Todo produtor de Live MarketingL-MKT tem sua agendinha lotada de contatos de fornecedores dos mais variados ramos de atividade, nas mais diversas localidades do mapa. Sim, nós dependemos deles!! Ao fazer uma pequena ação ou uma super produção, temos que ter total confiança em quem está do nosso lado. O nível de exigência sempre é alto, seja para montar uma arquibancada para 500 pessoas ou produzir um simples arranjo de flores na mesa de um buffet. Em outras palavras, é parecido com aquele salto de bungee jump de uma ponte com 200 metros de altura em que temos que confiar 100% no profissional que amarrou o equipamento. Só pode ter um resultado: uma experiência inesquecível!

Viciados em Adrenalina

O profissional de Live marketing está sempre presente no ranking das profissões mais estressantes do mundo. Isso porque é muito comum na nossa rotina de trabalho que:

  • O material venha impresso errado e temos que reimprimir tudo até amanhã! 
  • Temos que virar a noite para entregar o evento no prazo!
  • Só vamos conseguimos almoçar as 22 horas. Pizza, é claro!
  • Passamos a metade do dia se segurando pra ir no banheiro!
  • O evento estava pronto, mas o cliente chegou e pediu pra mudar tudo!
  • Ainda falta montar 1000 kits para serem entregues na manhã seguinte!

No meio desse caos organizado, chegamos normalmente em casa pra dormir as 4hs sabendo que o despertador vai tocar as 6hs. É nessa hora que refletimos sobre nossa vida, nossa profissão e frequentemente nos perguntamos se é isso que queremos para os próximos anos. Mas todas essas reflexões e sentimentos desaparecem no final do dia seguinte, quando o evento termina e a entrega foi incrível. O cliente te abraça, a equipe te abraça, o clima é contagiante! O momento é igual à uma final de copa do mundo de futebol quando o Brasil é campeão.

Por Daniel Jorge

Live Marketing em tempos de pandemia, as novas formas de adaptação, e a dura realidade enfrentada pelos profissionais. por Daniel jorge para a MOBMAG
Produção de Eventos

%d blogueiros gostam disto: