É momento de reinventar-se

Por Luciana Prestes

Hoje a única certeza é a incerteza. A pandemia paralisou a economia, está afetando, e afetará, muitas PMEs, o que as obriga a reinventar ou criar um novo modelo de negócios para se adaptar aos novos hábitos de consumo e às relações sociais pós-Covid-19. Hotéis alugam apartamentos para empresas fazerem reuniões, restaurantes trabalham com delivery ou mesmo ampliam suas áreas exteriores para poderem atender ao público. Shows e cinemas acontecem ao ar livre, mas as pessoas que assistem estão dentro de seus carros. Não há como negar, são inúmeros os novos modelos de negócios que surgiram.

Os produtos ou serviços de muitas empresas podem não atender às mesmas demandas para as quais foram criados. O coronavírus não mudou as regras do jogo; mudou o jogo. É preciso se adaptar a uma nova realidade social, econômica e cultural e aprender a sobreviver frente a tantas adversidades.

Mais que isso. É hora de voltar às origens. Você já se perguntou o que você realmente sempre quis fazer em sua vida? Aproveite esse momento e reconecte-se com seu propósito, missão e visão. Daí podem surgir grandes ideias e projetos para uma vida toda. Aquele projeto que ficou na gaveta por tanto tempo, aquele sonho que nunca saiu do papel, ou mesmo aquela sensação de que você pode ser e fazer mais de sua vida. Nunca é tarde e esse é um bom momento para refletir e agir em seu favor.

Em meio à situação criada pelo coronavírus, você deve se perguntar: o que posso reestruturar, mudar ou criar para me adaptar às novas necessidades do mercado? Como faço para me reinventar no meu trabalho atual? Devo começar do zero? Temos inúmeros casos de gente por aí que vem provando novas fontes de renda. Agora não é uma questão de luxos, é uma questão de sobrevivência. Se você cozinha bem pode fazer comida para entrega, se gosta de animais, pode se oferecer para passear com os cachorros da vizinhança, se sabe costurar, pode fazer máscaras personalizadas. Se sabe cozinhar mas não quer sair de casa, pode criar um canal no youtube e ensinar receitas, pode dar dicas do que for a sua especialidade nas redes sociais. Aproveite que as pessoas estão em casa sedentas de conteúdo diferenciado, crie algo único e tenha certeza, você vai triunfar. Esse é o momento.

Pode soar clichê, mas as crises são oportunidades. São ocasiões que um bom empreendedor não perde porque surgem novas ideias e necessidades. E digo mais, se você não é empreendedor e está trabalhando atualmente, esta é a hora de se destacar em seu trabalho e mostrar o seu melhor. Por que? Porque na crise qualquer resultado fica mais evidente. Veja o meu exemplo, na minha empresa eu fui identificada nos últimos meses como uma “máquina de realizar eventos online”. Nem eu sabia que tinha esse potencial. Mas a situação atual trouxe essa demanda para a empresa, eu corri atrás, mostrei resultados e me destaquei.

O que quero dizer é, não se vitimize, as oportunidades estão aí na sua frente, basta ampliar seu campo de visão para aproveitá-las. Por isso pare, pense na melhor estratégia para você e aja.

Lu prestes
%d blogueiros gostam disto: