BARCELONA, A CIDADE DOS EVENTOS

Há vários pontos a destacar que fazem de Barcelona o local ideal para realizar um evento.

Capacidade Hoteleira. Barcelona tem um parque hoteleiro imbatível no auge de qualquer uma das capitais europeias. Há muitos hotéis com salas de reunião e centros de convenções. Definitivamente, podemos destacar hotéis como o Hilton Hotel, o Hotel Rey Juan Carlos I ou o H10 Barcelona Chains.

Centros de convenções. Barcelona possui os dos maiores centros de convenções da Espanha, com capacidades que poucos centros podem oferecer. A Fira de Barcelona, ​​o Palácio de Congressos da Catalunha ou o moderno Centro Internacional de Convenções de Barcelona (CCIB), com capacidade para sediar grandes eventos de todos os tipos, são alguns deles.

Eventos. Barcelona é a segunda cidade do mundo que oferece mais conferências e convenções internacionais depois de Viena, e na categoría, temos o famoso Mobile World Congress, realizado todos os anos em fevereiro. Um ponto de encontro em que empresas do setor de telecomunicações contratam os serviços de empresas locais para divulgar seus produtos ao mundo. A capacidade de Barcelona de fornecer serviços de logística e aluguel para esse tipo de evento é totalmente ímpar, uma vez que as empresas de decoração, catering, transporte ou audiovisual e de informática prestam serviços a grandes multinacionais.

barcelona , evento

Gastronomia, única no mundo que faz de Barcelona uma referência mundial. É muito difícil encontrar uma cidade na Europa onde você possa comer tão bem e tão variado, sem deixar de ser uma alimentação saudável.

Rede de infraestrutura faz de Barcelona um ponto central na Europa. O aeroporto e a rede ferroviária colocam Barcelona no epicentro do destino europeu. Além disso, não podemos esquecer do seu transporte interno, com mais de 100 linhas de ônibus, 100 km de metrô e mais de 11.000 táxis. Toda essa infraestrutura facilita muito a locomoção pela cidade. E claro, se queremos fazer turismo, não há nada melhor como dar uma volta no ônibus turístico de Barcelona, ​​com suas três linhas que percorrem os melhores locais da cidade.

A oferta cultural e de lazer é única no mundo. Gaudí, o brilhante arquiteto nascido em Barcelona, ​​deixou um legado único nessa cidade. Obras como o Parque Güell, a Sagrada Família, La Pedrera ou Casa Milà, a Casa Batlló, o Palau Güell, a Casa Vicens e a Cripta da Colonia Güel, são um presente autêntico para quem visita a cidade. Mais de 30 museus de todos os tipos, como o museu Picasso e a oferta cultural de teatro, cinema e espetáculos, fazem de Barcelona uma cidade altamente atraente para turistas. Não se esqueça de eventos esportivos com uma das maiores atrações do mundo na F.C. Barcelona, ​​o time de futebol por excelência da cidade.

O clima é outro fator que ajuda Barcelona a ser um dos lugares mais favoráveis ​​para celebrar um eventos. Por quase 8 meses por ano você pode desfrutar de um clima ameno que ajuda a apreciar as ruas e os terraços da cidade.

E agora com a Pandemia?

Com a crise do COVID_19, muitos eventos e shows tiveram que ser suspensos ou adiados devido à segurança; Mas a indústria se reinventou e não há razão para desistir da diversão e da cultura que esses tipos de shows oferecem. Aqui em Barcelona o setor de congressos e convenções começará a se reativar a partir de setembro, embora com mais timidez, e seu verdadeiro início será em 2021.

Além disso, se observa que nos primeiros meses, após o encerramento das atividades causadas pela pandemia, os eventos serão menores, terão menos participantes e serão principalmente de âmbito nacional e não mais a nível mundial.

A tecnologia é uma grande aliada nesse “novo normal” e permite que indústrias como o entretenimento se adaptem rapidamente ao novo cenário que girará em torno do digital. Festivais online, grandes shows virtuais ao vivo, e até corridas ou eventos esportivos. Nas últimas semanas, com pouco tempo de preparação, tem sido visto como é possível realizar essas ações online e a participação das pessoas nelas. Porém, o público ainda quer curtir suas músicas ou atividades esportivas favoritas ao ar livre. E aí vem a minha pergunta, este “novo normal”, veio para ficar?

Tenho visto muito conteúdo por aí dizendo que os eventos online são a nossa nova realidade. Minha opinião é que os eventos online, sozinhos, não sobreviverão por muito tempo. Em Barcelona as noticias que vemos são que, a longo prazo, entre 12 e 18 meses, os eventos serão muito semelhantes aos que existiam antes, porém algumas mudanças derivadas dessa crise vão permanecer para sempre. O que vejo como uma grande tendência é termos eventos em formato híbrido, com assistentes presenciais e virtuais, pois isso permite ampliar o público e as possibilidades de monetização para os organizadores. Ou seja, teremos a participação online, porém sem perder o apelo presencial, pois na verdade nada substitui o contato humano, o olho no olho, o networking que um evento presencial pode oferecer, a troca de cartões, o intercâmbio de conhecimento que uma conversa em um coffeebreak pode trazer.

Temos que ser conscientes, a tecnologia e a digitalização vieram para ficar e sim vão mudar e muito a forma como consumimos produtos e serviços, porém jamais substituirão o contato humano e o fator UAU que um evento presencial pode proporcionar. Basta imaginar ver o Cirque du Soleil a metros de distância de você, ou em uma tela. Não há comparação.

O que posso garantir é que sim, os eventos vão mudar. Tecnologias como realidade aumentada, streaming e virtual stages terão maior impacto a partir de agora. Tenho visto eventos online que oferecem uma plataforma estilo Tinder dentro do evento onde o participante pode colocar os filtros de que tipo de pessoa quer fazer networking, e então acontecem os “matches” e as pessoas podem se conhecer e agendar reuniões online para fechar negocios. Simplesmente incrível. O que está claro é que é importante desenvolver a parte tecnológica para ampliar o poder de alcance de um conteúdo, gerar mais engajamento e cumprir o objetivo de manter a atenção do público… Esse, em minha opinião, será o grande desafio que as empresas vão enfrentar ao realizar um evento a partir de agora. Como unir o presencial e o virtual, mantendo o conteúdo relevante e sem perder o fator surpresa que o evento proporciona em cada um de nós.

%d blogueiros gostam disto: